

Sou um título. Clique para me editar.
Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você. Se desejar me excluir basta clicar sobre mim e pressionar a tecla Delete.

Richard Serra nasceu em São Francisco, EUA, a 2 de Novembro de 1939.
Formou-se em Literatura Inglesa, em 1961, na Universidade da Califórnia, onde estudou desde 1957, trabalhando na indústria metalúrgica, como forma de se sustentar. Na Universidade de Yale (New Haven), colaborou com Joseph Albers na publicação de The Interaction of Color (1963) e concluiu estudos artísticos na área da pintura, em 1964. Como bolseiro daquela instituição passou o ano seguinte em Paris, onde acompanhou a reconstrução do estúdio de Brancusi no Museu Nacional de Arte Moderna. Em 1966, com um financiamento Fullbright, partiu para um novo ano de investigação, em Florença, tendo ainda viajado pela Europa do Sul e o Norte de África. Nos primeiros anos da década de 1960, relacionava-se já com Philip Guston, Robert Rauschenbeg, Ad Reinhardt e Frank Stella e a sua primeira exposição individual ocorreu na Galleria La Salita (Roma). Transferiu-se depois para Nova Yorque, onde contava com um cículo de amigos como Carl Andre, Walter de Maria, Eva Hesse, SolLeWitt e Robert Smithson. Ainda em 1966, Serra utilizou pela primeira vez materiais como a fibra de vidro e a borracha nas suas esculturas, mas o seu trabalho terá sempre uma relação muito mais próxima dos materiais com que havia trabalhado, enquanto jovem operário, em estaleiros e metalurgias da Costa Ocidental: aço e chumbo. Realizou a primeira das suas numerosas curtas metragens em 1968, das quais se destacam Hand Catching Lead (mão que apanha chumbo) e Hands tied (mãos atadas), ambas de 1968, centradas na execução de tarefas simples repetidas até à exaustão. Isto resenta um paralelismo curioso com os filmes de Andy Warhol, onde a camara se detém num único objecto, mostrando todo um proceso, parte essencial na obra escultórica de Serra.
Nos primeiros anos da década de 70 experimentou também o video como suporte expressivo. De 1968 a 1970, executou a série de peças Splash, um dos seus primeiros trabalhos reconhecidos que envolvia o arremesso de chumbo contra a junção das paredes com o chão do estúdio.
A primeira exposição individual nos EUA ocorreu no Leo Castelli Warehouse, em Nova Yorque.
Richard Serra



In / Out / Left / Right